Com a correria do dia-a-da, passamos muito tempo fora de casa. São horas no trânsito, mais algumas horas no trabalho, na aula, na academia…

Não são todos os lugares que frequentamos que disponibilizam rede de internet ou a senha do wi-fi. Mas mesmo assim, queremos continuar conectados no celular pra não perder nenhuma novidade, não é mesmo?

Além disso, hoje em dia contamos com diversos aplicativos que facilitam nossa rotina diária: entregas sob demanda, alertas sobre o clima ou situação do trânsito, serviços de transporte urbano e muitos outros.

CLIQUE AQUI E APROVEITE NOSSAS OFERTAS PARA PLANOS DE INTERNET

Para utilizar esses aplicativos, precisamos estar constantemente conectados. São dezenas de informações, notificações e mensagens importantes que, sem conexão à internet, pode nos gerar alguns imprevistos ou problemas. 

Se você está em busca da melhor internet móvel do país, neste artigo vamos mostrar as vantagens de usar uma rede 4G, como e porquê a Claro possui o 4G mais rápido do Brasil e ainda quatro dicas para melhorar a conexão da rede móvel no seu aparelho. Acompanhe.

Qual a vantagem de usar uma rede 4G?

Quando estamos em nossa casa ou na casa de amigos e familiares, é muito comum compartilharmos a rede wi-fi com todos os outros internautas do recinto. 

Algumas pessoas ainda aproveitam de sinais abertos da rede wi-fi ou, em determinados lugares, pedem a senha do wi-fi ao proprietário. 

No entanto, quando estamos na rua ou em locais sem acesso à internet fixa, o melhor é recorremos a uma rede 4G como alternativa.

Mas você sabe quais as vantagens de usar uma rede 4G ao invés de acessar redes wi-fi públicas ou de propriedades comerciais?

As redes móveis 3G e 4G são gerações diferentes de internet. A rede 3G foi lançada no início da década de 2000 e seu maior benefício era a troca de dados em tempo real.

Já na década de 2010, surge a rede 4G, que tem como propósito a expansão da troca de dados, a maior área de cobertura, a ultravelocidade e a estabilidade do sinal.

Enquanto uma rede 3G utiliza a tecnologia HSPA (High-Speed Packet Access) e sinais de rádio para transmissão de dados, a rede 4G utiliza a tecnologia LTE (Long Term Evolution) e fibra ótica para fazer a troca de informações. 

Os aparelhos móveis no Brasil, em sua maioria, já são compatíveis com a internet 4G, e as operadoras também oferecem esse serviço de conexão à internet

Tendo isso em vista, fica mais claro entender que usar a internet 4G é vantagem em relação a sua geração antecessora. 

Outro fator que deve ser considerado na hora de dar preferência a uma rede 4G é o fato de que se conectar a uma rede wi-fi pública pode trazer alguns riscos para o usuário.

Os pontos de acesso gratuito de internet são muito visados pelos hackers, ou seja, o internauta fica exposto à invasões em seu aparelho e sujeito à coleta indevida de dados.

Isso porque, enquanto o usuário utiliza uma rede wi-fi pública, um indivíduo mal intencionado pode ter acesso a todas as informações que ele envia pela internet, como arquivos de e-mail, senhas de banco, mensagens em aplicativos.

Wi-fi público torna seu celular vulnerável a invasões. Para manter sua privacidade digital enquanto está fora de casa, o mais seguro e recomendado é utilizar uma rede de telefonia móvel, como a tecnologia 4G. 

Claro possui o 4G mais rápido do Brasil?

Quando o assunto é velocidade, a Claro se destaca entre as demais operadoras vigentes no Brasil.

O último relatório da empresa britânica OpenSignal, que avalia a qualidade da internet móvel de diversas operadoras nacionais e internacionais, comprovou que a Claro possui o 4G mais rápido do Brasil

As análises são feitas semestralmente, e na pesquisa realizada pela OpenSignal entre janeiro e julho de 2019, a Claro foi líder nas categorias: Experiência de Vídeo, Velocidade de Download e Velocidade de Upload.

Acompanhe a seguir o ranking das operadoras nacionais:

Experiência de Vídeo:

  • Claro – 56,9
  • TIM – 54,3
  • Vivo – 54,2
  • Oi – 45,5

Velocidade de Download:

  • Claro – 19,8 Mb/s
  • Vivo – 14,2 Mb/s
  • TIM – 11,7 Mb/s
  • Oi – 8,6 Mb/s

Velocidade de Upload:

  • Claro – 6,4 Mb/s
  • Vivo – 4,6 Mb/s
  • TIM – 4,4 Mb/s
  • Oi – 2,9 Mb/s

Vale ressaltar ainda que desde o ano de 2016 a Claro começou a fazer testes e se prepara para a tecnologia 5G. Tudo começou no Futurecom daquele ano. 

A Claro apresentou durante o evento, em parceria com a empresa sueca Ericsson, um protótipo com as principais características de uma rede 5G. 

Naquela ocasião, os testes realizados mostraram que velocidade atingida pela internet 5G bateu picos de 5 Gbps. Para ter uma noção, a internet 4G atinge em média 120 Mbps.

Isso quer dizer que, muito em breve, a Claro pode ser a primeira grande operadora a implementar a quinta geração de internet móvel no Brasil.

O que posso fazer para melhorar a conexão?

Você já se convenceu de que a internet 4G é a melhor opção para o seu smartphone, mas sabia que existem algumas alternativas para melhorar a conexão da rede no seu celular? 

Confira quatro dicas incríveis para colocar em prática já!

Experimente o navegador Opera

Ao visitar sites ou fazer pesquisas na internet móvel, procure utilizar o navegador Opera Mini. Ele é conhecido por ser a ferramenta mais rápida do mercado e ainda economizar o uso de dados.

Em um comparativo, o Opera Mini consegue ser 72% mais veloz que o Chrome, navegador da Google e padrão nos Android. Quando o assunto é economia de dados, o Opera Mini gasta 90% menos internet que o seu rival da Google.

Use um aplicativo acelerador de internet

Nas lojas de aplicativos dos dispositivos Android e iOS, já existem diversas opções gratuitas que atuam como um acelerador de internet. Eles automatizam uma série de comandos dos aparelhos que otimizam a qualidade da conexão.

Um dos aplicativos de destaque é o Internet Booster & Optimizer. Ele oferece opções como pausar processos secundários do aparelho, limpar o Cache, a memória RAM e o servidor DNS e ainda otimiza o protocolo TCP/IP.

Configure o aparelho para usar somente o 4G

Dependendo da nossa localização, o sinal da internet móvel pode variar entre as tecnologias 3G e 4G. Contudo, com uma simples configuração você pode forçar seu aparelho a utilizar somente a internet 4G.

Abra o discador do seu telefone, como se fosse fazer uma ligação normal, e digite o código *#*#4636#*#*. Em seguida, um menu vai surgir na tela. Escolha a opção “Informações do telefone” e no item “Definir tipo de rede preferido”, escolha “LTE only”.

Configure o uso de dados dos aplicativos e redes sociais

Definir algumas configurações dos aplicativos e redes sociais do seu aparelho também economiza o uso de dados da sua rede 4G. 

Uma dica é não permitir a atualização automática dos aplicativos, optando por atualizar manualmente e somente quando estiver conectado a uma rede wi-fi segura.

No WhatsApp e nas redes sociais, você pode configurar para que os arquivos de mídia e mensagens de voz não sejam baixados automaticamente. Nesse caso, prefira que os downloads também sejam realizados somente quando estiver conectado ao wi-fi.

Mas se você não quiser se preocupar com as redes sociais, vale a pena consultar planos onde o acesso a elas são ilimitadas. A Claro possui algumas opções muito interessantes.

Agora que você já conhece tudo sobre a tecnologia 4G e entendeu que a Claro possui o 4G mais rápido do Brasil, aproveite e visite o site da Claro para contratar um pacote de dados especial para seu telefone.

Se preferir, você pode ainda contratar um pacote personalizado com o combo da Claro e escolher entre os melhores planos de telefonia e internet fixa e móvel e TV para você e toda sua família. Não vai ficar de fora do 4g mais rápido, vai?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui