Cetilistat

Tratamento terapêutico para controle da obesidade infantil – Inibidor da lipase cetilistat que foi aprovado no Japão em setembro de 2013 para o tratamento da obesidade. A droga foi descoberta pela Alizyme PLC e posteriormente desenvolvida em parceria com a Takeda. O cetilistat demonstrou uma menor incidência de eventos adversos gastrointestinais durante um ensaio clínico de 12 semanas , e o grau de perda de peso associado ao cetilistat é comparável ao de outras terapias antiobesidade aprovadas .

cetilistate para que serve

O hexadecanol comercialmente disponível foi tratado com fosgênio em THF/tolueno para dar o cloroformato correspondente em piridina. A adição lenta subsequente de cloroformato de metila à temperatura ambiente resultou na formação de cetilistat ( 21 22 ), que foi imediatamente submetido ao ácido 2-amino-5-metilbenzóico comercial ( 23 IV ), que foi produzido com um rendimento global de 31% a partir de hexadecanol. 

O cetilistat (2-hexadecoxi-6-metil-3,1-benzoxazin-4-ona) é um inibidor da lipase gástrica e pancreática que está atualmente em ensaios clínicos de Fase III para o tratamento da obesidade (). Embora o mecanismo de ação e eficácia do cetilistat seja semelhante ao do orlistato , os ensaios clínicos de Fase II revelam um perfil de segurança superior para o cetilistat. Um estudo randomizado, controlado por placebo, duplo-cego, realizado em participantes obesos com diabetes tipo 2, revelou que o cetilistat (80 e 120mg) foi menor do que o dos participantes tratados com orlistat (22%). Além disso, a proporção de participantes com eventos adversos gastrointestinais que levaram à descontinuação foi menor nos grupos do cetilistat (2,5–5%) em comparação com o orlistat (11,6%).