Como usar cores complementares ao projetar qualquer ambiente

Este tom castanho-acinzentado médio dará à sua casa uma sensação descontraída e acolhedora. Diferente de outros tons neutros como bege e creme, o cinza oferece um calor sutil que infunde nos espaços uma elevada camada de conforto. “Neutros com tons quentes tendem a promover um ambiente mais aconchegante e podem ajudar a transformar um espaço em um santuário”, diz Wadden.

cores de tinta para portão de ferro

Explicamos por que tons opostos na roda de cores formam uma combinação tão bonita.

Embarcar em um projeto de redecoração pode ser uma tarefa difícil – é simplesmente impressionante pensar em como combinar várias cores, texturas e tons de uma forma que seja dinâmica, mas não pareça caótica. Felizmente, se você souber usar a roda de cores de maneira eficaz, poderá escolher as cores com confiança, sabendo que elas combinarão perfeitamente.

Para levar o seu ambiente para o próximo nível, traga tons complementares escolhendo dois tons um do outro na roda de cores e reunindo-os em seu espaço. Para entender melhor como as cores opostas se atraem, recorremos a especialistas para obter as melhores dicas sobre como combinar essas combinações ousadas.

O multitarefa Isaac Newton desenvolveu pela primeira vez a roda de cores em 1704 para categorizar o espectro visível da luz. “A roda de cores é uma representação visual das cores organizadas de acordo com sua relação cromática”, diz Jerry Poon , artista e designer gráfico. “É uma ferramenta fundamental em arte e design, usada para compreender e criar combinações de cores agradáveis”.

Ao olhar para a roda de cores, você notará que ela está dividida em 12 seções com base na cor. Os tipos de cores podem ser divididos em: